Seguidores

domingo, março 13, 2011

Um japonês para jantar

















Na sexta o oriente veio a nossa casa. Tivemos um convidado japonês à mesa. Apesar de ele conhecer a gastronomia portuguesa, (por ter vivido uns anos no nosso país) queria mesmo assim oferecer algo muito nosso. Evitei o bacalhau porque sabia que ele não era muito apreciador. Também fugi da carne porque não é o que mais gosta. À hora de almoço fui comprar um polvo. Faria polvo à lagareiro. Deparei-me com ruívo na banca e alterei logo a entrada daquele jantar. Sopa de peixe, é claro. Assim foi.

Na mesa optei por um branco quase total, porque associo sempre aos japoneses uma estética muito clean. Para perfumar, um centro com rosmaninho e alfazema, sobre uma toalha alva, bordada, herança de família.

Antes da refeição propriamente dita, fomos petiscando pão de centeio e broa de milho com uma manteiga de ervas, onde utilizei salsa, hortelã e tomilho e queijo da serra amanteigado.
Servi então a sopa.

A conversa, em inglês, deu para perceber algumas particularidades daquele país e sua cultura, nomeadamente culinária. Produtos que para nós são absolutamente vulgares, para eles são quase exóticos. Uma melancia pode custar 100 euros. Salsa nem sequer existe. A rúcula usa-se com uma parcimónia curiosa. Tão cara, não permite mais de três folhas por comensal. E a nossa a crescer nas bermas da estrada.

Repetiu a sopa. Os mexilhões por lá são uma raridade.
Na minha sopa, comecei por cozer o ruívo. Reservei o caldo coado. Limpei o peixe. Depois fiz um refogado com cebola, alho, salsa, tomate e pimento vermelho. Passei com a varinha e acrescentei o caldo, o peixe e os mariscos. Servi polvilhada com salsa picada.

Antes do polvo, uma salada. A única indicação que tinha é que era fervoroso adepto destas, mas sem fruta à mistura. Salteei então presunto cortado em tirinhas com pimento vermelho. Depois adicionei à rúcula, beterraba e tomate cereja. Temperei com azeite, vinagre balsâmico, flor de sal e tomilho.

O polvo à lagareiro (cozido apenas com uma cebola, e na água que vai libertando, em temperatura baixa cerca de meia hora) foi acompanhado com migas. Estas, com broa de milho, couve cortada em juliana e feijão frade cozido. As batatas e as cebolas tinha sido assadas apenas com sal. Levei ao forno uma taça com o azeite e o alho laminado para depois depositar por cima de tudo. Gostou das migas. Faz sentido tendo em conta que um dos pratos que mais gosta da nossa culinária são as açordas. Pão, portanto!

Para rematar a refeição, tinha pensado em leite creme que é muito nosso. Mas não tenho experiência. Não arrisquei. Depois lembrei-me de arroz doce. Mas também só resulta servido morno. Tendo em conta que a refeição seria lenta, teria de o fazer durante, ou iria arrefecer. Lembrei-me então de um bolo quente de chocolate, do livro da Mafalda. Teria de ir ao forno 12 minutos. Ideal. Quando estivéssemos a terminar o polvo, levaria o bolo ao forno. Assim foi. Para dar um toque diferente, servi com frutos silvestres.

Bebeu com moderação, mas acho que lhe agradou o Carm 2008 que servimos.

Foi uma experiência curiosa. E cada vez mais entendo que é a comunicar com outras culturas que relativizamos todos os conceitos adquiridos e escapamos das certezas que teimamos afirmar. Tendo em conta o dia, poderia pensar-se que a conversa andasse à volta da tragédia do tsunami que nessa madrugada atingira o país. Nada. Nem uma palavra sobre o assunto. Mas se fosse português falaria com toda a certeza. Gostamos de esmiuçar as tragédias, parece-me! Muito mais trabalhadores e competitivos do que nós. Mas com uma atitude muito zen, sobretudo à mesa ;)

8 comentários:

Sophy disse...

Quando fores convidada para escrever as tuas receitas... quero fazer parte dos convidados para o lançamento do livro... sim... tenho a certeza que em breve serás uma convidada...

Sophy disse...

Hum... o texto foi alterado não foi?!

guida c disse...

Foi sim. Tinha coisas para acrescentar. Foi um jantar de três horas com muitas descobertas.

Paulo Agostinho disse...

Eis um bom motivo para não viver no Japão. Sem melancia? Oh terra inóspita. E pensar que na índia a melancia é designada como o "frigorífico dos pobres".
No Japão este fruto (ou vegetal, parece que há um debate sobre a designação correcta) pode, de facto, atingir preços elevados e é oferecida como presente. Segundo notícia CBS, um exemplar da melancia Densuke (uma variedade só produzida no norte de uma das suas ilhas - Hakkaido) foi leiloado por 6100 dólares, em 2008.

guida c disse...

Mas comem sushi, sashimi e tempura baratíssimos! Isso é um óptimo motivo para lá viver... ou melhor, para lá passar uma temprorada!

Paulo Agostinho disse...

Pessoalmente não troco melancia por nada dessas coisas, mas falo por mim. Já a ideia de lá passar uma temporada, não creio que seja - dado o contexto actual - uma boa ideia, infelizmente.

guida c disse...

De facto agora não será. O G. tem convite de trabalho para este ano. E eu pretendo ir com ele. Mas não sei se será este ano...

Paulo Agostinho disse...

Qualquer convite para sair da piolheira é sempre bem vindo. É de aproveitar.